domingo, 26 de abril de 2015

Definição de Glosa em Literatura


Glosa é um tipo de poema, utilizado normalmente pelos poetas do Nordeste do Brasil, principalmente os cantadores.
É um poema com estrofes de mais de dez versos, que respondem a um desafio expresso em forma de mote e é composto por dois versos, esses versos se apresentam na glosa de duas formas:  ou os dois versos aparecem no fim da estrofe para compor a rima ou aparecem como quarto verso da glosa, e o outro verso na última posição.
O poeta Paulo Camelo criou um Glosa com mote migrante, ou seja, um poema com mais de uma estrofe, onde o mote aparece em posições diferentes, ascendendo nas estrofes das últimas para as primeiras posições.

Glosa também pode ser relacionado a valores, pois significa a suspensão, retirada, supressão total ou parcial dos valores descritos em um determinado documento ou de um orçamento. Também é conhecida como uma nota explicativa sobre palavras ou sentido de um texto; de uma interpretação ou de um comentário.
Garcia de Resende, poeta português, reuniu aproximadamente mil poemas palacianos na obra Cancioneiro geral, publicada em 1516. Conheça alguns poemas retirados da obra de Garcia de Resende:
Exemplo:
Meu amor, tanto vos quero,
que deseja coração
mil coisas contra a razão.
Porque se não vos quisesse,
como poderia ter
desejo eu me viesse
do que nunca pode ser.
Mas com tanto desespero,
tenho em mim tanta afeição
que deseja o coração.
Aires Teles
Meu amor, tanto vos amo,
que meu desejo não ousa
desejar nenhuma cousa.
Porque, se a desejasse,
logo a esperaria,
e se eu esperasse,
sei que a vós anojaria,
mil vezes a morte chamo
e meu desejo não ousa
desejar-me outra cousa.
Conde Vimioso
A poesia palaciana é marcada por ambiguidades, conotação, aliteração e jogo de palavras. Inerente às produções humanistas, foi pouco popular em sua época de criação, mas é importante para o estudo e a história da literatura, pois seu valor literário é inquestionável e sua análise possibilita conhecer o comportamento artístico e a cultura durante diversos reinados.
Glossário
Mote: estrofe colocada no início de um poema, usada como motivo/tema da obra.
Glosa: composição poética que desenvolve o mote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário