Projeto Memórias da Literatura
Brasileira
Professora responsável: Ana
Paula Lacalendola
Tema: as 10 fases
literárias e suas principais características
Avaliação:
será um exercício diário, sendo que serão avaliados os seguintes itens: participação
e memorização das fases literárias.
Duração:
durante todo o ano
Objetivo: O
aprendizado é um processo constante e a
troca de informações, se faz importante neste caminho. Sabendo disso, e
para tornar o ensino da Literatura menos conceitual e mais agradável, criei o
projeto “Memórias da Literatura”; trata-se de algo lúdico e que faz os alunos
participarem ativamente de um jogo da memória, o objetivo é fazê-los memorizar
as fases literárias de acordo com as suas principais características, também
visualizando as imagens dos determinados períodos.
Objetivos específicos:
Ø Desenvolver
a capacidade de memorização dos alunos através do conhecimento das dez fases
literárias;
Ø Incentivar
os estudos contínuos da matéria de forma lúdica;
Ø Compreensão
e uso dos elementos literários, bem como; imagens e características;
Ø Exercitar
a capacidade de participação ativa em sala de aula, além de incentivar a boa
interação entre professor e aluno.
Material: usei
pedaços de papelão encapados, nos quais dez cartões tem-se as fases literárias
e ou outros dez, as principais características de cada fase, somando ao todo 20
cartões.
Metodologia:
Trabalhar
ao menos uma vez por semana, utilizando de 15 a 20 minutos da aula, solicitando
que os alunos sentem em roda; as 20 cartas estarão viradas, cada aluno
escolhido irá tirar uma carta e daí de acordo com o que tirar, memorizará e
terá o direito de tirar outra, se souber sem precisar da próxima carta ganha um
ponto, senão souber perde e passa a vez para o próximo que ele mesmo irá
indicar para retirar a próxima carta. Este jogo terá durabilidade de até 20
minutos por aula, incentivando a interação dos alunos na prática da memorização
das fases literárias e seus principais contextos e características, bem como a discussão
dos pontos a serem abordados nas aulas posteriores de Literatura.
Finalidade: ajudar
os estudos de Literatura a ser mais agradável de forma lúdica, incentivando os
alunos a estudarem de forma constante e animada.
Por: Ana Paula L.