quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EXERCÍCIOS SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM


01. No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese


02. Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.


03. Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopéia e hipérbole;
b) hipérbole e metonímia;
c) perífrase e hipérbole;
d) metonímia e eufemismo;
e) metonímia e prosopopéia.


04. Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a
figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número


05. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopéia)
c) Já não são tão freqüentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)
e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)


06. Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:

a) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver.
b) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório.
c) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades.
d) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios.
e) Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer tratamento.


07. Assinalar a alternativa correta, correspondente à figuras de linguagem, presentes nos fragmentos abaixo:

I.   "Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste."

II.  "A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão."

III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam."

IV. "Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergues a mão em viseira, firma os olhos."

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo;
b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto;
c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato;
d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo;
e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma.


08.
 Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:

a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)
b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)
c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)
d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)
e) N.d.a.

                        
09. Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em:

a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.


10. "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:

a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."

Concepção de educação e escola - Interacionismo


É através da interação com outras pessoas, desde quando nascemos é que vai se construindo nossas características em analogia com a nossa visão de mundo.
A capacidade de sentir e significar, tudo o que é vivenciado em um sistema compartilhado e negociado, preservando ao mesmo tempo o individual e o coletivo.
Este conhecimento de mundo é "passado pelo outro" e na incorporação dele nos transformamos nos modos de pensar e agir, e consequentemente transformados também transformamos, e assim sucessivamente.
A educação é fundamental e a aprendizagem o fomento para o desenvolvimento do ser e de seu mundo.
Muito mais do que exercer influência e determinação no modo nas funções do individuo.
É a reestruturação e potencialização na formação do ser humano, inserindo-o no mundo de saberes e de conhecimentos necessários para que o sujeito saia de um condição de existência simplista para uma condição elaborada e completa de ser.
Os processos de aprender transformam-se em processos de desenvolver, aperfeiçoar.
Não se trata de adaptação passiva e mecânica do homem, mas de inserção dele em um tempo e espaço, cuja participação é efetiva.
Neste contexto, a escola é um espaço propício para que ocorra o inter-relacionamento para troca de saberes e conhecimentos. 
O docente acompanha seu aluno orientando-o; relacionando as vivências do mundo com as leituras sistematizadas pela ciência, etc.
O sujeito uma vez orientado, liga-se ao raciocínio do orientador, compartilhando modos de agir e pensar, numa colaboração coletiva entre os colegas de sala e demais envolvidos.
É aprender significados para ressignificar e reestruturar modos de pensar e fazer, conscientizando-se de suas produções e capacidades - percebe-se então como receptor e construtor de saberes e modos de ser no universo.
Partindo destas bases possíveis (objetivas) para novas elaboraç~eos cognitivas (subjetivas) para voltar à base modificada e modificando em um contínuo movimento, o que possibilita o contato sistemático e intenso dos indivíduos em sistemas organizados de conhecimento, fornecendo-lhes instrumentos para elaborá-los.
Nesta órbita o Interacionismo na educação e na escola em especial pode ser uma estrutura teórica ampla que reúne várias tendências atuais do pensamento educacional e que têm em comum a insatisfação co um sistema que insiste em fazer a repetição de conteúdos centrados num professor, deixando o aluno numa posição estática, sem que haja qualquer interferência, ao seu critério, ele comandando como crê que seja a educação.
A educação deve ser algo que transmita informações e construa conhecimentos, numa condição de troca, cumplicidade, ou seja, aproximando o saber subjetivo(elaborado no dia a dia) ao saber objetivo (ciência) para que o significados das coisas e dos próprios sujeitos estejam apropriados para organização do novo conhecimento.
O novo está descrito na transformação mútua entre sujeito e objeto - ser e mundo - para que a existência receba cunho de qualidade e permita ao ser humano sê-lo verdadeiramente.
Afinal interagir é senão participar, compartilhar e pertencer por sentido de ser e estar ativo, consciente, sabedor de si e de outrem, como partes importantes e necessárias para uma vida de qualidade e utilidade.
Sem esta premissa o mundo nada mais seria do que um cárcere e os seres humanos escravos de determinismos internos e externos.
O Interacionismo defende a capacidade e as condições de se fazer um mundo melhor para todos, deixando de lado "mandos e desmandos" que enganam e cultuam o arcaico, afastando o espirito de submissão antiquo.
Mudar é condição essencial: transformar o objetivo para viver, construir para perceber-se como sendo um ser que pertence a um tempo e um espaço, criando e buscando significados para si e para os outros.
O homem está no mundo e com o mundo, se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência e nem objetivaria a si mesmo.