domingo, 9 de junho de 2013

AULA SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL - SÁBADO 08/06

 Regra geral da concordância verbal

O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
Exemplos:
  • O técnico escalou o time.
  • Os técnicos escalaram os times.   
CASOS ESPECIAIS:

Sujeito composto
a) anteposto: verbo no plural.
b) posposto: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
c) de pessoas diferentes: verbo no plural da pessoa predominante.
d) com núcleos em correlação: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
e) ligado por COM: verbo concorda com o antecedente do COM ou vai para o plural.
f) ligado por NEM: verbo no plural e, às vezes, no singular.
g) ligado por OU: verbo no singular ou plural, dependendo do valor do OU.

Exemplos da concordância verbal:
  • O técnico e os jogadores chegaram ontem a São Paulo.
  • Chegou(aram) ontem o técnico e os jogadores.
  • Eu, você e os alunos iremos ao museu.
  • Tu, ela e os peregrinos visitareis o santuário.
  • O cientista assim como o médico pesquisa(m) a causa do mal.
  • O professor, com os alunos, resolveu o problema.
  • O maestro com a orquestra executaram a peça clássica.
  • Nem Paulo nem Maria conquistaram a simpatia de Joana.?
  • Valdir ou Leão será o goleiro titular.
  • João ou Maria resolveram o problema.
  • O policial ou os policiais prenderam o perigoso assassino.

Sujeito constituído por:
a) um e outro, nem um nem outro: verbo no singular ou plural.
b) um ou outro: verbo no singular.
c) expressões partitivas seguidas de nome plural: verbo no singular ou plural.
d) coletivo geral: verbo no singular.
e) expressões que indicam quantidade aproximada seguida de numeral: verbo concorda com o substantivo.
f) pronomes (indefinidos ou interrogativos) seguidos de pronome: verbo no singular ou plural.
g) palavra QUE: verbo concorda com o antecedente.
h) palavra QUEM: verbo na 3ª pessoa do singular.
i) um dos que: verbo no singular ou plural.
j) palavras sinônimas: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.


Exemplos da concordância verbal:
  • Um e outro médico descobriu(ram) a cura do mal.
  • Nem um nem outro problema propostos foi(ram) resolvido(s).
  • A maioria dos candidatos conseguiu(iram) aprovação.
  • Mais de um jogador foi elogiado pela crônica esportiva.
  • Cerca de dez jogadores participaram da briga.
  • O povo escolherá seu governante em 15 de novembro.
  • Qual de nós será escolhido?
  • Poucos dentre eles serão chamados pelo Exército.
  • Alguns de nós seremos eleitos.
  • Hoje sou eu que faço o discurso.
  • Amanhã serão eles quem resolverá o problema.
  • Foi um dos alunos desta classe que resolveu o problemas.
  • Seu filho foi um dos que chegaram tarde.
  • A Ética ou a Moral preocupa-se com o comportamento humano.

Verbo acompanhado da palavra SE
a) SE = pronome apassivador: verbo concorda com o sujeito paciente.
Exemplosl:
  • Viam-se ao longe as primeiras casas.
  • Ofereceu-se um grande prêmio ao vencedor da corrida.
b) SE = índice de indeterminação do sujeito: verbo sempre na 3ª pessoa do singular.
Exemplos:
  • Necessitava-se naqueles dias de novas idéias.
  • Estava-se muito feliz com o resultado dos jogos.
  • Morria-se de tédio durante o inverno.

Verbos impessoais
Verbos que indicam fenômenos; verbo haver indicando existência ou tempo; verbo fazer, ir, indicando tempo: ficam sempre na 3ª pessoa do singular.
Exemplos:
  • Durante o inverno, nevava muito.
  • Ainda havia muitos candidatos para a Universidade.
  • Ontem fez dez anos que ela se foi.
  • Vai para dez meses que tudo terminou.

Verbo SER
a) indicando tempo, distância: concorda com o predicativo.
Exemplos da concordância verbal:
  • Hoje é dia três de outubro, pois ontem foram dois e o amanhã serão quatro.
  • Daqui até o centro são dez quilômetros.
b) com sujeito que indica quantidade e predicativo que indica suficiência, excesso: concorda com o predicativo. 
Exemplos:
  • Dez feijoadas era muito para ela.
  • Vinte milhões era muito por aquela casa. 
c) com sujeito e predicativo do sujeito: concorda com o que prevalecer.
Exemplos:
  • O homem sempre foi suas idéias.
  • Santo Antônio era as esperanças da solteirona.
  • O problema eram os móveis.
  • Hoje, tudo são alegrias eternas.
  • Mulheres discretas é coisa rara.
  • A Pátria não é ninguém; somos todos nós.

Verbo DAR
Verbo dar (bater e soar) + hora(s): concorda com o sujeito.
Exemplos:
  • Deram duas horas no relógio do campanário.
  • Deu duas horas o relógio da igreja.

Verbo PARECER
Verbo parecer + infinitivo: flexiona-se um dos dois.
Exemplos:
  • Os cientistas pareciam procurar grandes segredos.
  • Os cientistas parecia procurarem grandes segredos.

Sujeito = nome próprio plural.
a) com artigo singular ou sem artigo: verbo no singular.
Exemplol:
  • O Amazonas deságua no Atlântico.
  • Minas Gerais exporta minérios.
b) com artigo plural: verbo no plural. 
Exemplos da concordância verbal:
  • Os Estados Unidos enviaram tropas à zona de conflito.
  •  "Os Lusíadas" narram as conquistas portuguesas.

EXERCÍCIOS:

1. Assinale a opção em que há erro de conjugação verbal em relação à norma culta da língua:

a) Se ele vir o nosso trabalho, ficará muito doente.
b) Não desanimes; continua batalhando.
c) Meu pai interveio na discussão.
d) Se ele reouvesse o que havia perdido.
e) Quando eu requiser a segunda via do documento...


2. A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à concordância verbal recomendada pela norma culta é:

a) A lista brasileira de sítios arqueológicos, uma vez aceita pela Unesco, aumenta as chances de preservação e sustentação por meio do ecoturismo.
b) Nenhum dos parlamentares que vinham defendendo o colega nos últimos dias inscreveram-se para falar durante os trabalhos de ontem.
c) Segundo a assessoria, o problema do atraso foi resolvido em pouco mais de uma hora, e quem faria conexão para outros Estados foram alojados em hotéis de Campinas.
d) Eles aprendem a andar com bengala longa, o equipamento que os auxilia a ir e vir de onde estiver para onde entender.
e) Mas foram nas montagens do Kirov que ele conquistou fama, especialmente na cena “Reino das Sombras”, o ponto mais alto desse trabalho.



3. A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é:

a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.
b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito.
d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.
e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.


4. (FUVEST) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses.

a) Quando eu _________________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver)

b) Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se)
c) As provas que _____________ mais erros seriam comentadas. (conter)
d) Quando ele _________________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor)


5. (FGV) Nas questões abaixo, ocorrem espaços vazios. Para preenchê-los, escolha um dos seguintes verbos: fazer, transpor, deter, ir. Utilize a forma verbal mais adequada.

1) Se _______________ dias frios no inverno, talvez as coisas fossem diferentes.
2) Quando o cavalo ________________ todos os obstáculos, a corrida terminará.
3) Se o cavalo _______________ mais facilmente os obstáculos, alcançaria com mais folga a linha de chegada.
4) Se a equipe econômica não se __________________ nos aspectos regionais e considerar os aspectos globais, a possibilidade de solução será maior.
5) Caso ela ______________ ao jogo amanhã, deverá pagar antecipadamente o ingresso.


6. (ENG. MACK) As formas que completariam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ________________ novamente seu armazém, sem que se __________ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança”, seriam:

a)  proveu – indispusesse
b)  proviu – indispuzesse
c)  proveio – indispuzesse
d)  proveio – indispusesse
e) n.d.a.


7. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses:

a)  ________________os filhos e o pai...
   (chegou/chegaram)
b) Fomos nós que _______________ na questão.
                            (tocou/tocamos)
c) Não serei eu quem _________________ o dinheiro.
                             
(recolherei/ recolherá)
d) Mais de um torcedor _______________________ estupidamente.
                                  (agrediu-se/agrediram-se)
e) O fazendeiro com os peões __________________ a cerca.
                                          (levantou/ levantaram)


8. Como no exercício anterior.

a)  _____________ de haver algumas mudanças no seu governo. (há/ hão)

b) Sempre que ______________ alguns pedidos, procure atendê-los rapidamente. (houver/ houverem)
c) Pouco me _______________ as desculpas que ele chegar a dar. (importa/ importam)
d) Jamais ______________ tais pretensões por  parte daquele funcionário. (existiu/ existiram)
e) Tudo estava calmo, como se não ________________ havido tantas reivindicações. (tivesse/ tivessem)


9.  Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses.

a) Espero que se _________________ as taxas de juro. (mantenha/ mantenham)

b) É importante que se _______________ outras soluções para o problema. (busque/ busquem)
c) Não se ______________ em pessoas que não nos olham nos olhos. (confia/confiam)
d) Hoje já não se __________________ deste modelo de carro. (gosta/ gostam)
e) A verdade é que ________________ certos pormenores pouco convincentes. (observou/observaram)