O mês de maio é o quinto do calendário gregoriano e tem 31 dias.
Seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea que representa fertilidade, entretanto outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
No antigo regime francês o costume plantar um "Maio" ou uma "árvore de Maio" na honra de alguém.
No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio, eram práticas voltadas à reverenciação da natureza, mais tarde a "sagrada igreja católica" tratou como sendo práticas de bruxaria e começou a puni-los com a famosa Inquisição.
Quando fui pesquisar a respeito do significado do mês de maio encontrei como palavra central: desambiguação, mas oras esta palavra tem diversos significados.
O mais cabível dentro do meu contexto deste mês foi o silêncio.
Sinto que o frio congela as dores e lembranças tristes e silencia os fatos ocorridos trazendo forte a presença da morte.
Esta noite soprou um vento gelado que uivava nas janelas como se fosse um lobo chorando a morte do filho.
Sei também que para cada indivíduo existe uma vivência e um contexto diferente em todos os meses consequentemente, afinal ao mesmo tempo que uns estão felizes outros estão tristes, uns nascem outros morrem, e assim segue a vida e a morte de braços dados.
Somos apenas fantoches nas mãos de uma força superior que nos emana, e a nós só resta esperarmos a nossa hora.