domingo, 7 de agosto de 2011

Palestra imperdível para área Educação!

Pierre Lévy participa do segundo encontro do Ciclo USP 2.0

agosto 5, 2011
por kddu
Universidade discute o futuro da educação no contexto das mídias digitais

Referência internacional nos estudos da cibercultura, do virtual e da inteligência coletiva, o autor e professor Pierre Lévy vai abordar o tema ‘A Aprendizagem no contexto das Redes Digitais’ no segundo encontro do ciclo USP 2.0 que acontece no dia 18 de agosto, às 14 horas, no auditório Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária.
Após a conferência, Pierre Lévy participa de mesa redonda com Helio Chaves Filho, diretor de Regulação e Supervisão da Educação a Distância, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC e com o professor da Universidade de São Paulo, Gil da Costa Marques, Coordenador de Tecnologia da Informação (CTI-USP), coordenador de cursos de graduação semipresencial e pós-graduação a distância da USP e professor do Instituto de Física.
Pierre Lévy é filósofo da informação, professor da cátedra de Inteligência Coletiva da Universidade de Ottawa e estuda as interações entre a Internet e a sociedade.  Autor de extensa bibliografia, Lévy tem formação em História das Ciências, Sociologia e Filosofia, com experiência técnica na concepção de sistemas de informação inteligentes e é reconhecido internacionalmente pelo conceito de inteligência coletiva na era digital. Lévy foi professor na Universidade de Paris VIII de 1993 a 1998 e em 2004 foi eleito membro da Royal Society of Canada.
O Ciclo:
Idealizado pela CTI – USP e pelo Centro de Pesquisa Atopos, da Escola de Comunicações e Artes, o Ciclo USP 2.0 pretende fomentar, no âmbito da Universidade de São Paulo, o debate e a reflexão acerca do significado e das dimensões qualitativas da adoção das tecnologias digitais de comunicação e informação na universidade, com a introdução da aprendizagem em ambientes virtuais, em cursos e disciplinas a distância e semipresenciais, a digitalização das bibliotecas, os atendimentos remotos, promovidos pela telemedicina, dentre outros.

Amigos quem tiver oportunidade de ir, vá! Eu mesma o tentarei!

Moral e ética.

 
Como diferenciar ética de moral e vice versa.
São duas palavras parecidas , mas não iguais, entretanto caminham lado a lado.
Ética é a forma como se dá com determinadas situações, sem implicar moralmente nas atitudes do outro e principalmente saber quando parar e/ou continuar.
Moral é ter consciência de que " tal situação " ou atitude estão implicando na forma de agir do próximo ou sua mesma.
Até mesmo os siginificados são parecidos a diferença é que ética traduz em forma de agir diretamente, se certo ou errado, enquanto moral está ímplicita, mora dentro de cada indivíduo, independentemente dele agir.
Portanto temos ética e moral em nós que infelizmente, poucas pessoas tem ética porque sua moral está deturpada. E falo mais ainda quando há muito por conta do aceleramento da vida moderna e consumista que vivemos, o homem com sua ganância e ânsia de ter e ter, alcançar e alcançar, deixou de lado valores humanos, a própria moral e com isso " pisou ' no outro, deixando totalmente de lado a sua ética, afinal, final, fim.

(Pour Anna)