Hipermito...este nome me intrigou e confesso não fazia nem ideia do que se tratava até pesquisar e encontrar a definição perfeita do que se tratava afinal.
Então, trata-se de uma parte rara do livro de informações sobre Os Cavaleiros dos Zodíacos,
e que ficou conhecido também como Cosmo Especial publicado em 1988.
O Hipermito conta a história das grandes guerras santas, uma espécie de bíblia que conta a história do Cavaleiros do Zodíaco até a era atual (animes e mangás) e que revelam os detalhes que eram deixados na série e que nunca eram respondidas.
No seu conteúdo encontram-se curiosidades sobre a série do mestre Kurumada, adesivos, jogos de tabuleiros e ilustrações. Infelizmente não chegou a ser publicado no Brasil.
um dos principais conteúdos do Hipermito:
Era da Criação - o universo dos defensores de Atena foi gerado pelo Big Bang que por sua vez criou também a Suprema Virtude (nono sentido), expandindo feixes de luz que formaram as estrelas e planetas e deram forma ao cosmo.
Neste mesmo período surgiram solo, céu e oceano, e logo depois a vida, na imagem e semelhança da Suprema Virtude - os humanos.
Antes do Big Bang o gatilho de criação do mundo está ligado ao Cronos (Tempo) - deus do tempo, eterno e imortal - segundo teorias da teogonia órfica(conjunto de crenças e práticas religiosas gregas)
Era dos deuses - ocorre que a humanidade passou a tornar-se numerosa, fazendo com que alguns deles despertassem sentidos superiores aos básicos, sendo que dentre estes humanos, três deles despertaram o nono sentido, tornando-se deuses por consequência: Zeus, Poseidon e Hades.
Esta trindade dividiu o universo, sendo que Zeus ficou com céu e a terra, Poseidon com os oceanos e Hades com o inferno(mundo inferior).
No decorrer dos tempos, outras pessoas conseguiram atingir também este nono sentido, dando origem a outros mitos e religiões, explicando a mistura religiosa da série, que apresenta não só deuses gregos, como também não gregos, a exemplos de Anúbis, Odin e Aria.
Após o nascimento de Atena, Zeus lhe confiou a guarda da terra e ele se retirou para os céus, criando aquilo que talvez, seja o maior mistério do Hipermito: Por que Zeus se afastou? Ele irá voltar? Quando será? Para onde foi afinal?
Enfim, são muitas perguntas que giram em torno de tal desaparecimento.
Fato é que, depois do desaparecimento de Zeus, outros deuses também desapareceram, contudo fazendo surgir oportunidade para que outros tomassem o poder da terra e assim dominar os seres humanos, tornado-se uma espécie de estopim para as Guerras Santas.
As Guerras Santas - iniciaram após Poseidon reunir sete guerreiros (Generais Marinas) para tomar a terra de Atena. Os generais de Poseidon eram protegidos por armadura de escamas feitas de um metal raro, chamado de oricaltco.
Para conflitar com Poseidon, Atena contatou alquimistas do continente de Lemúria, sendo que 88 armaduras feitas do mesmo metal só que misturadas ao gamânio, metal estrelar, forma divididos em três categorias: ouro prata e bronze.
Além destas existia também mais quatro armaduras especiais, sendo que uma delas chamava-se "Cabeleira de Berenice"
As lutas violentas entre os cavaleiros e os marinas aconteceram em Atlântida, o que provocou maremotos que vieram a inundar todo planeta, sendo que apenas Noé e todos que estavam em sua arca se safaram. Ao término deste terrível combate, Atena saiu vitoriosa e Atlântida foi destruída e afundou no mar.
A alma dos marinas e de Poseidon foram seladas e enviadas à Graad Azul na Sibéria, onde alguns cavaleiros ficaram incumbidos de vigiar o selo. Tempos depois, renunciaram o nome de Cavaleiros de Atena e se auto-denominaram Guerreiros Azuis (Blue Warriors) - na saga são conhecidos como guerreiros do gelo, lançado só em mangá e no anime como saga de Asgard.
Depois de sete gerações, logo após a primeira Guerra Santa Atena ergueu na Grécia seu santuário, junto com mais doze casas, sendo uma para cada cavaleiro de ouro.
Era do Caos - época em que ocorreram as batalhas mais sangrentas; Atena enfrentou uma raça de gigantes desconhecida, denominados Gigas e durante o conflito, continente de Lemúria afundou no oceano, levando juntos muitas armaduras de Atena, sendo que o povo de Lemúria eram os mais habilidosos ou melhor, os únicos que sabiam as técnicas de restauração das armaduras (Shion, Mu, Kiki, Yuzuriha, Hakurei e Sage).
Neste mesmo período o deus da guerra Ares, aparece com seus guerreiros Bersekers, e com apoio de Hades, Ares tenta derrotar Atena, no entanto o cavaleiro de Libra, recebe autorização da deusa para usar suas armas e dar fim à batalha. Por fim, Ares é derrotado, então foge e esconde-se no mundo dos mortos e mantém-se sobre a proteção de Hades.
Era dos humanos - em dado momento, um cavaleiro descobriu uma ilha repleta de restos de armaduras - último fragmento de Lemúria, conhecida depois como Ilha da Rainha da Morte.
Aqueles que não conseguiam tornar-se cavaleiros iam para esta ilha, usar os restos de armaduras ou imitações delas, conhecidas como Armaduras Negras.
Estas Armaduras Negras não eram aprovadas por Atena, principalmente porque seus donos tinham interesses egoístas.
Mas eles também, iam tentar vestir a armadura de Fênix, sendo que Ikki, foi o primeiro a utilizá-la.
Esta ilha foi selada com a utilização de uma máscara colocada num cavaleiro extremamente forte, sendo assim, os Cavaleiros Negros só poderiam sair da ilha se destruíssem a máscara.
Neste mesmo período ocorreu a Guerra Santa do século XVIII, história esta contada em Next Dimension e Lost Canvas.
Ainda tem muitas curiosidades a respeito desta saga, como disse anteriormente, tentarei abordar os pontos mais interessantes e decifrar mistérios junto aos leitores e curiosos.
(Por Ana Paula L - 11/07/2017)