quarta-feira, 29 de junho de 2011

Absolute beginners - David Bowie

Simples assim...a última dança, meu ídolo e a música que será tocada em meu funeral...é o melhor dos melhores Bowie.

Proposta de fusão Pão-de-Açúcar e Carrefour








 

 

Novo Pão de Açúcar preocupa agroindústria



Por Bruno Cirillo



São Paulo - Segmentos do setor agroindustrial brasileiro estão preocupados com a concentração de mercado que a fusão entre o Grupo Pão de Alçúcar (GPA) e o Carrefour ocasionaria no varejo nacional. Com menos supermercados para destinar produtos, fornecedores de leite longa vida, trigo, carne bovina e café torrado e moído temem a perda do poder de barganha.
"O que se teme é o efeito de desigualdade de negociação, fazendo com que pequenas e médias empresas principalmente se tornem inviáveis como fornecedoras para as grandes redes", disse o diretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz.
Mercearia seca (cereais, farináceos, grãos, etc) representa a principal seção, em termos de faturamento, nos supermercados, com 23,4% do total lucrado em 2010, de acordo com informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Conforme dados da Abic, os supermercados são o principal canal de distribuição do café, representando cerca de 70% de todo o produto vendido no País. "Esse tipo de movimento não significa que os preços dos produtos vão baixar ao consumidor", apontou Herszkowicz.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, a fusão não faz sentido. "Acho absurda essa concentração no varejo e ainda mais com a ajuda do BNDES. Espero que os órgãos públicos ajam olhando o impacto sobre a agroindústria e o consumidor", declarou.

Em todo setor de carnes a apreensão é a mesma. "Estou preocupado com a concentração no varejo. É ruim para o consumidor e para as diversas cadeias do agronegócio", disse o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar.

Prêmio Bríndice - Jornal do Comércio




Verdes, do navio ao brinde

O conceito de sustentabilidade começa a tomar conta de todos os setores, dos navios aos brindes. 
Os principais portos holandeses como o de Hamburgo, na Alemanha, já oferecem descontos escalonados para navios “verdes”, segundo índice que tem por sigla o ESI (Environmental Shipo Index) e que mede a emissão de dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e óxido sulfúrico. E o destaque na feira de brindes, Promo Bríndice, que se realiza semana que vem em São Paulo, são os ecológicos: cadernos, agendas, bolsas, sacolas, pastas, camisetas e grande variedade de artigos de papel, tecido e outros materiais recicláveis, ou que substituem materiais poluentes por outros reutilizáveis, caso dos copos e canecas em cerâmicas.  

Por Affonso Ritter - observador