domingo, 2 de julho de 2017

Artigo sobre os anjos: destemidos soldados de Deus

Ao ler uma reportagem na revista Mundo Estranho, resolvi pesquisar e escrever mais à respeito do assunto sobre os anjos: afinal quem são, como são...enfim.
Na verdade os anjos atuam como se fossem advogados ou médicos para nós, seres humanos.
E quando não estão entre nós, são prefeitos de áreas celestiais e guerreiros do divino.
De acordo com a tradição do cristianismo os anjos são imortais. Eles não nascem, morrem ou se reproduzem, desta forma a quantidade de anjos criada originalmente por Deus é a mesma desde então, com a diferença de que parte deles se revoltou e foi parar no inferno.
Os anjos não podem virar seres humanos, e tampouco os humanos podem virar anjos; anjos e pessoas são completamente diferentes.
Anjos são seres feitos de luz e nós de pó. Isso de acordo com a tradição judaica, cristã e islâmica. Já para os hinduístas e budistas pessoas evoluídas podem se transformar em seres angelicais.
Se os monstros infernais podem dominar corpos de seres humanos e fazem o mal a eles e agredir e enganar outras pessoas. Os anjos não recorrem a artifício tão maldoso, quando precisam entram em contato com as pessoas, simplesmente conversam com elas.
São seres assexuados, contudo escolhem as formas mais convenientes para se manifestar, dependendo da ocasião. Quando o fazem não tem corpo físico, nem peso, nem altura e acabam sendo retratados como homens, mulheres ou crianças, de acordo como foram vistos.
Existe uma hierarquia celeste: sendo a primeira esfera (Serafins, Querubins e Tronos); segunda esfera (Dominações, Virtudes Potestades) e terceira esfera ( Principados, Arcanjos e Anjos da Guarda).
Os seres de menor poder na escala celeste, os anjos da guarda estão sempre próximos das pessoas para garantir que elas respeitem a Deus.
Em geral, a tradição católica lista nove arcanjos: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Jegudiel, Jeremiel, Sealtiel Salatiel e Baraquiel.
Arcanjo Miguel - quando o ser humano foi criado, liderou o coro de anjos que louvou a criação divina para irritação de Lúcifer. Também foi Miguel que acompanhou Adão, ao longo de seus mais de 900 anos de vida, e também um dos três anjos que visitaram o patriarca Abraão para consolar sua dor, três dias depois de ter feito a circuncisão. No livro do Apocalipse, Miguel reencontra o mal ao liderar as tropas divinas na luta final. Defensor dos desprotegidos, o arcanjo é um dos mais importantes entre as denominações judaicas, muçulmanas, católicas e cristãs ortodoxas.
Arcanjo Gabriel - mensageiro direto de Deus para pessoas importantes, anunciou a Zacarias o nascimento do profeta João Batista e a Maria que ela estava grávida de Jesus. Também ditou à Maomé todo o alcorão. Chefe da guarda que protege os portões do território celestial, ele é também um dos anjos que conduzem os mortos.
Arcanjo Rafael - arcanjo que detém o poder de curar doenças e é também, de acordo com algumas versões, o anjo que expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden. Curou todos os ferimentos do patriarca Jacó depois que ele passou uma noite inteira lutando contra uma figura misteriosa.
Uriel - seu nome significa"fogo de Deus" - é um dos quatro anjos mais próximos de Javé, ao lado de Miguel, Gabriel e Rafael. Faz parte da tropa celestial que destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra. Era o anjo certo para a tarefa: agressivo, Uriel cumpre as punições estabelecidas para os pecadores.
Metatron - escrivão de Deus, mediador do criador com a humanidade, tem mais de 100 nomes que podem ser invocados para conseguir milagres - só alguns deles como Bizbul e Giatyah, são conhecidos. Não é citado na bíblia, mas a tradição medieval o considera como a versão transformada de Enoque, antepassado de Noé.
Abadon - anjo destruidor, guerreiro do poço sem fundo, é o responsável por dar inicio ao apocalipse. Quando este momento chegar ele vai atacar os seres humanos que não tiverem o selo de Deus na testa,  e compreensão lançando contra eles, seres monstruosos com o tamanho de cavalo, formato de gafanhoto e rabo de escorpião.
Cassiel - é um dos anjos menos participativos: ele acompanha os acontecimentos de longe como observador - para isso consegue movimentar de forma extraordinariamente rápida. Ele também conforta as pessoas deprimidas e em luto e ajuda a dar paciência e compreensão aos seres humanos e aos outros anjos.
Israfil - para o islamismo, ele é o anjo que vai tocar trombeta que irá anunciar o começo do juízo final. Até lá, durante seis vezes por dia, ele olhará para o inferno e ficará revoltado com o sofrimento que vê. Foi também um dos quatro anjos que buscaram pó de um dos quatro cantos da Terra para Alá criar o primeiro homem.
Theliel - na tradição do ocultismo judaico, esse querubim é o príncipe do amor, invocado em cerimônias mágicas para atrair homens e mulheres. Caloroso e indisciplinado, não se presta a tarefas que envolvem punição ou violência, mas é capaz de convencer as pessoas agressivas a agir com cordialidade e compaixão.
Jeliel - serafim que controla o destino de reis e governantes em geral e protege todos os povos que são injustamente atacados por outros. Cuida da reconciliação entre inimigos e do bom relacionamento entre as pessoas. Ajuda a garantir a paixão entre os casados e com isso, barra a infidelidade conjugal.
Salatiel - na tradição da igreja cristã ortodoxa é dos sete arcanjos mais importantes, popular, especialmente na Rússia. Não está na bíblia, mas é citado no apócrifo terceiro livro de Esdras como responsável pelo bem estar físico e  emocional das pessoas. Quando uma pessoa reza é Salatiel quem a acompanha.
Exu - muito confundido com um demônio por causa da forma como costuma ser retratado, é na verdade um dos orixás, os deuses do panteão da religião iorubá na África. Assim como os anjos da fé cristã, eles são mensageiros, cuidam dos caminhos e garantem o sucesso das missões dos humanos e dos demais deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário