sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Romantismo - Goethe e Fausto - Excelência em todos os aspectos


O escritor alemão do período literário romântico Goethe, falecido em 22 de março de 1832, escreveu sobre um personagem que supostamente teria vendido a alma ao tinhoso. 
Baseado no “mito de Fausto”, a peça 'Fausto', publicada em 1806, tornou a lenda conhecida no mundo todo.

“Para além de algumas anedotas medievais, o mito propriamente dito teve início na época de Lutero, quando uma série de vestígios dão a entender que de fato existiu um tal de Fausto com dons mágicos”, conta Márcio Seligmann, diretor do documentário Fausto e a Busca do Conhecimento.
Dr. Johannes Georg Faust seria o nome do médico e alquimista em que se baseiam essas posteriores obras literárias. Conta-se que ele decidiu fazer um pacto com Mefistófeles (“inimigo da luz”) para satisfazer seus desejos humanamente inalcançáveis.

Os escritos da época o descrevem como uma figura pouco louvável, que algumas vezes era admirado, e em outras era suspeito de charlatanice. A estudiosa do tema Vanderléia de Andrade Haiski conta que ele foi degolado e sua morte atribuída ao diabo.

“Nos séculos XVII e XVIII, Fausto teve grande exposição na Alemanha, nos palcos das feiras e no teatro de marionetes, além de surgirem várias reedições das narrativas populares. A proliferação de Fausto na Alemanha se dá em todos os gêneros literários”, completa ela. 
“Depois de Goethe, o mito fáustico adquiriu um caráter mais atual, de reflexão sobre o elemento prometeico do progresso e sobre o indivíduo moderno, sem Deus e entregue a si mesmo para resolver a questão do tempo e da moral”, explica Seligmann.

O escritor de Fausto

Um dos nomes mais importantes da literatura alemã, o autor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe nasceu em Frankfurt, em 1749, e morreu em Weimar, em 1832.

“Ao contrário do que acontece com muitos escritores, Goethe não foi projetado no cenário mundial pelo seu país: ele projetou a Alemanha para o mundo”, afirma Vanderléia.

“Além disso, fazia incursões pela ciência, foi um escritor diferenciado em sua produção, pois escreveu em todos os gêneros literários, teve reconhecimento, renome e poder, além de ser uma figura influente”, completa ela.

“Goethe escreve como um clássico, mas sem perder a leveza, o humor e a ironia. Essa foi a sua genialidade. Sua obra representou uma virada na história da literatura em língua alemã”, garante Seligmann.

Mil e uma vezes Fausto
Você faria um pacto com o diabo em troca de riquezas materiais? 
“O personagem Fausto de Goethe é a versão romântica da utopia do homem que, insatisfeito com a sua condição de mortal, recorre a qualquer meio para realizar seu sonho de atingir a eternidade”, afirma Salvatore D’Onofrio, conhecedor do assunto.

O Gato Preto

Edgar Allan Poe ÁUDIO CONTO A Queda da Casa de Usher Edgar Allan Poe EM ...

A Queda da Casa de Usher - Edgar Allan Poe - 1928 - Legendado PT

Partícula de Deus - provado cientificamente a existência de uma força mística?



Houve uma quebra de dogmas, enfim.
O universo e nós: da luz veio o verbo da frequência à informação e se fez carne.
A Partícula de Deus é futro de uma simetria: misticismo e ciência.
Para os místicos é chamado de Deus. 
Para os cientistas é chamado de energia - propriamente "energia escura" - que por sua vez, ironicamente é invisível, mas perceptível.
O interessante é que o universo precisa da energia feminina para se formar, o que nos leva a crer que tem a essência de Deus é feminina, que bate com a ideia dos celtas, antigos povos pagãos. 
Portanto o que se pode dizer que traz de volta a coerência dos antigos místicos e os cientistas
A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear anunciou, esta quarta-feira, que descobriu uma partícula nova que pode ser o bosão de Higgs, conhecido como a "partícula de Deus", porque confere ordem e massa ao universo.
Higgs trata de um campo de energia, do qual o flme StarWars e outros citam.
Os físicos têm tentado encontrar provas da existência do bosão de Higgs há quase 50 anos e, nos últimos dias, poderão ter finalmente encontrado a partícula, anunciaram esta quarta-feira os cientistas, explicando que a nova partícula tem características de massa e comportamento previstas para o bosão de Higgs.
"Posso confirmar que foi descoberta uma partícula que é consistente com a teoria do bosão de Higgs", declarou John Womerley, da Britain's Science & Technology Facilities Council, citado pela Reuters. Ainda não se sabe se as descoberta corresponde à formulação inicial de Higgs, se é uma variante, ou se é uma nova partícula.
O bosão de Higgs combina duas forças da natureza e mostra que são, de facto, aspetos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares.
O bosão de Higgs é, portanto, a última peça do puzzle para completar o modelo que tenta explicar a formação do universo. O chamado "Standard Model", ou Modelo Padrão, é para os físicos o que a teoria da evolução é para os biólogos.
Os cientistas têm optado por manter a prudência em relação a esta descoberta, mas a comunidade científica regozija com os resultados preliminares. O próprio diretor do CERN, Rolf Heuer, afirmou que "este marco histórico é apenas o ínicio", que tem "implicações globais para o futuro".O ponto de equilíbrio vai surgir quando houver o equilíbrio.
Então estaremos vivendo em tempos muito melhores.


Dica: "O Sol Negro" (livros) - Mais Mundia FM.


CHEGADA DA PRIMAVERA EM 23 DE SETEMBRO DE 2014

"Quando as nuvens parecerem pedras e flores, a terra será renovada por chuvas de primavera"

No Brasil, o equinócio de primavera este ano ocorre em 23 de setembro.
Alguns dias antes, podemos fazer uma espécie de "dieta da purificação" , eliminando os alimentos e bebidas considerados mais pesados, como a carne vermelha, as bebidas alcoólicas e as ricas em cafeína, os embutidos e enlatados. Isso tudo para que nosso organismo ganhe energias mais sutis. O consumo de chás sem cafeína também é indicado. Alguns deles têm a fama de promover a limpeza do organismo e facilitar a abertura da intuição, é o caso dos chás de anis, canela, alecrim e manjericão.
Enfeite a casa com flores e frutas. Para estimular determinadas energias, é possível escolhê-las de acordo com sua relação aos planetas. Mais abaixo coloquei uma lista para servir de orientação. 
Se desejar, pode escolher aquelas relacionadas apenas ao planeta regente de seu signo.
Vista-se com roupas de cores claras ou estampadas com flores e tome banhos perfumados com cravo e canela. Os perfumes mais indicados para este período são os de lavanda e de rosas
No dia do equinócio de primavera, acenda velas perfumadas, de cores claras e espalhe pelos ambientes. Quando estiver acendendo as velas, se desejar, mentalize a seguinte frase: "Abençoada seja a Primavera que regressa, que a roda da vida sempre gire, que assim seja e que assim se faça!".
Para se conectar com as energias da natureza, é recomendável fazer passeios em parques e praças, observando a mudança de ritmo da natureza nas plantas e nos insetos e sentindo a grandeza deste momento tão especial, repleto de energia renovadora.
Está chegando a primavera...que é o despertar da natureza saindo do seu repouso de inverno e trazendo um renascimento,renovação que invade a vida vegetal e animal.
Para nós também é um tempo de recarregar as energias, absorver a força da natureza, revigorar e rejuvenescer.
São realizados rituais a cada mudança de ciclo da natureza, ou seja, a cada mudança de estação(equinócios). 
Os rituais de primavera celebram a fertilidade e marcam o início de um período de abundância e generosidade da Mãe Natureza.
Eostar, também chamada Eostre, Ostera ou Esther - a deusa que presidia o nascimento da primavera e o despertar da vida na Terra.
O ritual do Equinócio da Primavera também recebia vários nomes, como Sabá do Equinócio da Primavera, Sabá do Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Ostara e Rito de Eostre. Era essencialmente um rito de fertilidade. A deusa Eostre era simbolizada segurando um ovo na mão e observando um coelho pulando aos seus pés.
Mais tarde, o cristianismo transformou esta festa na Páscoa. 
A própria palavra "Esotre" ou "Ostara" deu origem ao termo Easter (Páscoa, em inglês). No hemisfério Norte, a Páscoa é celebrada justamente próximo ao início da primavera. Até os dias atuais, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, colocando este dia sagrado para os cristãos no primeiro domingo após a primeira lua cheia, ou após o Equinócio da Primavera. E a Páscoa celebra justamente a ressurreição, o renascimento.
Outros fatores também podem indicar a relação da celebração da Páscoa com os antigos rituais da primavera. O coelho e os ovos, além de participarem da representação da deusa Eostre, eram antigos símbolos de fertilidade e renascimento. Além disso, decorados e pintados com vários símbolos mágicos, os ovos eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Ovos cozidos também eram consumidos durante os ritos de primavera, junto com outros alimentos sagrados como bolo de mel e frutas da estação.
Os celtas realizavam no Equinócio de Primavera o ritual de Ostara - que marcava o ponto nodal no giro da roda do ano, quando o poder da luz começa a ganhar ascendência sobre o poder das trevas. Uma simbologia interessante, pois em Ostara, a duração da noite e do dia são iguais. A luz começa a vencer a escuridão e a partir daí o dia terá maior duração que a noite, inspirando a reprodução das criaturas na Terra e marcando o início de uma época propícia para iniciar, agir e semear. O ritual marcava o início do plantio, tanto físico como espiritual.
Alguns símbolos relacionados aos rituais do equinócio de primavera são as flores e os ovos decorados. Neste dia, povos antigos da Europa colhiam flores nos campos e as levavam para casa, pois acreditavam que as flores colhidas neste equinócio tinham potenciais mágicos e, por meio delas, seriam capazes de se conectarem à poderosa energia renovadora da Natureza. Depois, essas flores eram secas e com elas faziam-se enfeiteis para as casas, que permaneciam até o ritual de Ostara do ano seguinte, época em que eram trocados por novas flores, de forma a garantir a continuidade da renovação, trazendo saúde e prosperidade.
Mesmo nos dias atuais, em meio a tanta tecnologia e conhecimento científico, podemos aproveitar a chegada da primavera para retomar nosso contato com a Mãe Natureza e atrair boas energias de renovação e prosperidade para a nossa vida. Embora atualmente seguidores de sabedorias diversas ainda pratiquem certos rituais ligados aos ciclos da natureza, não é preciso participar de um Sabá para celebrar esta passagem de ciclo tão simbólica. 
Pequenos e simples rituais podem ser incorporados em nossa rotina para nos lembrar que não estamos aqui por acaso e que não só influenciamos como também somos influenciados por este grande ser do qual fazemos parte: a Mãe Natureza.

PLANETA ........................FLORES............................................. FRUTAS

Marte .............................cravos e rosas vermelhas ....................goiaba e manga
Vênus .............................rosas cor-de-rosa ..............................maçã
Mercúrio .........................margaridas e crisântemos amarelos .......frutas cítricas
Lua.................................jasmim e rosas brancas .......................melancia
Sol .................................girassol e flores cor-de-laranja .............melão
Júpiter ............................íris e flores roxas ou lilases ..................uvas
Saturno ...........................folhas verdes em geral ........................abacaxi
Urano ..............................orquídeas e strelitzia ..........................kiwi
Netuno ............................lírios brancos e nenúfar ......................coco
Plutão .............................copo-de-leite ...................................amora

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sad Violin


Esta bela música tocada ao violino, parece chorar junto com o mundo.
Tarde estranha...muito trabalho...vento gélido sopra forte e leva o calor abafante que se instala na grande cidade.
As pessoas não mais respeitam a si próprias, o próximo, a natureza.
O respeito pela vida tornou-se algo inusitado, para poucos.
Parece que o amor verdadeiro está perdido...e cai com as lágrimas de tristeza por tudo ao redor...




sábado, 13 de setembro de 2014

Solitário - Por Augusto dos Anjos



Como um fantasma que se refugia

Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me á tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos conforta.
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele,
- Velho caixão a carregar destroços -
Levando apenas na tumbal carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!

Um dos poetas brasileiro favoritos, traz em seus escritos toda angústia, dor e depressão, que as vezes parece escrever receitas, ensinando o caminho da tristeza.
Augusto dos Anjos escreveu suas obras num momento de transição, um pouco antes da virada modernista de 22, representando o sincretismo entre o parnasianismo e o simbolismo.
Existem mais obras, uma melhor do que a outra no gênero, vale a pena pesquisar.

Enjoy it!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Intuição Poética e Filosofia - Kant - filosofia moderna e época do esclarecimento


Kant é visto para muitos como início à Modernidade, dentro da Filosofia.
Ele trata da noção de subjetividade (pensamento dele do sujeito moderno).
Sujeito emancipado - que deve ser concebido como emancipado (Kant vê isso como algo que define o espírito da modernidade - caracterizam a posição do sujeito perante o mundo - caráter de liberdade/emancipação).
Resposta à pergunta: "O que é o Iluminismo" texto de Kant 
Sapere aude=Ousa saber - tem coragem de fazer uso do seu próprio entendimento; quanto ao esclarecimento.
Quanto à compreensão da Modernidade;
Definição da Modernidade - o homem não é menor de idade, ele é maior (VISÃO NEGATIVA) -ele é esclarecido porque saiu da menoridade que é definida pela incapacidade de fazer o uso da razão.
Emancipação=liberdade independência é justamente aquilo que na menoridade não é feito.
Nosso pensamento é livre e não há como oprimi-lo (liberdade do pensamento) - que goza de uma independência.
"Eu sou escravo, mas minha alma é livre"
Mesmo supondo que o pensamento é este lugar de liberdade, segundo Kant, este lugar também pode ser o lugar da tutela - de direcionamento( o lugar em que o indivíduo está sujeito a outro, e não sujeito do seu próprio pensamento).
O homem é o responsável por esta situação.
Esclarecimento é a saída do homem para sua menoridade - ainda que eu seja dirigido por outro que tem controle da minha ação - eu sou o culpado(responsável por esta situação - de sujeição ao outro).
Como que aquele que me oprime fosse menos culpado do que eu, que permito esta opressão - situação histórica.
Falta de vontade, de coragem - deste indivíduo tutelado - há algo a acrescentar sobre a definição aristotélica de que "o homem é um animal racional".
Kant põe em questão: na tutela este entendimento que todos temos não usamos de forma adequada, mesmo sendo animais racionais, por isso somos culpado, responsáveis - a consciência desta culpa é o que fazemos para sair deste estado de menoridade.
Tem coragem de fazer uso do seu próprio entendimento = este é o sentido de Sapere aude(saber ousar)
Kant diz que estamos saindo da menoridade e não entrando no esclarecimento, porque ainda estamos aprendendo...para que a liberdade(maioridade) seja plena.
1) Definição da menoridade racional - pela qual o próprio homem é culpado;
2) estado de esclarecimento.
Kant expõe 2 formas de pensar, não é questão de uma passagem histórica, mas sim de uma evolução - a humanidade viveu a sua menoridade e agora vai viver sua maioridade. 
Como se fosse o trajeto da humanidade de uma fase negativa, adentrando numa fase positiva - processo de evolução.
Menoridade- tutela convive com a maioridade-emancipação.
Quando eu tenho culpa, então eu tenho responsabilidade. 
Sou responsável de viver sob tutela, então serei responsável por viver emancipadamente.
Estamos agora na época da emancipação (modernidade).
A história transcorre através dos indivíduos que a fazem.
O homem moderno é o homem autônomo.
O uso da razão, liberdade responsável, autonomia...é isso que define a todos os homens na modernidade?
Quando Kant pergunta, ele mesmo responde esta questão: os homens de modo geral são esclarecidos? 
R: Não. Vivemos numa época de esclarecimento, mas não numa época esclarecida. 
Falta ainda muito para que os seres humanos, possam ser colocados, numa situação em que sejam capazes de fazer o uso seguro do seu próprio entendimento, sem serem dirigidos por outros.
Portanto estamos vivendo na época do esclarecimento.
Não somos ainda sujeitos, mas estamos em processo, de nos tornarmos.
O processo está acontecendo, mas ainda estamos longe de atingir o esclarecimento.
A diferença entre uma época esclarecida e uma época de esclarecimento, aponta para a própria história da humanidade.
Esclarecimento portanto, é a própria história do esclarecimento - caminho de uma subjetividade propriamente livre.
Foucault faz uma leitura do trabalho de Kant:
"É preciso notar que esta saída(estado de menoridade) é apresentada por Kant de maneira ambígua." - Kant fala duas coisas, o esclarecimento está aí(fato) e ao mesmo tempo é um trabalho de esclarecimento do próprio indivíduo(tarefa a ser realizada).
Se o sujeito se exime da responsabilidade de tornar-se esclarecido, a história o fará por ele?
R: Não.




Os 10 erros que podem zerar nota de Redação nos vestibulares


Estes 10 erros foram pesquisados num site de confiança G1, que ouviu a coordenadora de português e redação do Etapa, Célia Passoni; a professora de redação do Anglo ABC e Santos, Maria José Grisaro; e o coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento:

1) Fugir do tema:
Esta é uma falha constante que pode fazer com o que o aluno tire nota zero na redação, segundo os educadores. Para não correr o risco de cometê-la, a dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.
2) Errar o gênero do texto solicitado:
Este é o tipo de erro que também pode fazer com que o estudante zere na prova. Na tentativa de ser original, segundo Célia Passoni, o candidato chega a escrever uma poesia ou uma narração, quando o que se pede é uma dissertação. Prosa, de acordo com Maria José Grisaro, a professora Zezé, não significa escrever em forma de versos ou diálogos, e sim em parágrafos.
A principal característica da dissertação é a argumentação, ou seja, a defesa de uma tese. Já na narração, conta-se uma história sem ter a necessidade de apresentar explicações.3) Usar um estilo de texto autoajuda:
“A dissertação não é um bate papo com o leitor e não pode ser interativa”, diz Zezé. Segundo ela, o candidato costuma utilizar uma estrutura linguística presente em livros ou e-mails com mensagens de autoajuda que incluem, por exemplo, a palavra “você.”
4) Apresentar argumentos frágeis, chavões e do senso comum (no caso das dissertações):
Uma boa dissertação – gênero de texto pedido na maioria dos vestibulares – exige argumentos e explicação sólidas e originais. Falsas generalizações como “lugar de mulher é na coisa”, “antes só do que mal acompanhado” ou "loiras são burras" não são considerados argumentos e só empobrecem o texto.
5) ‘Esquecer’ coesão e coerência:
As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios.
6) Errar a grafia ou concordância das palavras:
Frases desestruturadas podem comprometer a redação porque a leitura não flui. Em casos de erros crassos, há perda de pontos.
7) Usar verbos no imperativo:
Expressões de ordem ou que representam conversa com o leitor, como “faça sua parte” não devem ser usadas. Desta forma, o vestibulando foge da discussão exigida na dissertação e joga para o leitor a responsabilidade de refletir.
8) Mesclar pessoas gramaticais:
Começar o texto usando ‘nós’, mudar para a terceira pessoa, e encerrar usando ‘eu’, é outro erro comum. Isto mostra que o aluno não segue uma ideia em uma linha única.
9) Usar coloquialismo, gírias ou clichês:
Evite-os, até mesmo, entre aspas. “Usar aspas como dizer ao leitor que o aluno sabe que é uma gíria, por exemplo, mas desconhece a norma culta”, diz Zezé.
10) Escrever de forma ilegível:
Seja cursiva ou de forma, letra legível é fundamental para a limpeza e compreensão total do texto. Ao errar uma palavra, a dica é para riscá-la e continuar escrevendo depois.
Se a FUVEST mantiver a tendência dos anos anteriores, a redação vai trazer temas abstratos que dão margem às discussões filosóficas e sociológicas, de acordo com os especialistas. Temas como essência humana, trabalho, amizade, cultura dentro da internet e representação por imagens já foram abordados. Assuntos relacionados a crise econômica, geopolítica ou meio ambiente têm menos chances de serem cobrados.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Filme alemão Jesus liebt mich

Não tenho palavras para dizer o quanto este filme, de drama misturado à comédia me fez rir e refletir ao mesmo tempo...
Um dos melhores do gênero, trata da vinda de Jesus no mundo atual(contemporâneo).
A negação das pessoas, a gozação e ironia estão presentes.
Uma crítica direta a todas as religiões, colocando como sinônimo de fé pura e simplesmente aquilo em que sempre acreditei: a bondade que temos dentro de nós.
E o amor como demonstração de desapego.
Muuuito bom mesmo. Assistam a este longa europeu alemão.

Enjoy it!