sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Romantismo - Goethe e Fausto - Excelência em todos os aspectos


O escritor alemão do período literário romântico Goethe, falecido em 22 de março de 1832, escreveu sobre um personagem que supostamente teria vendido a alma ao tinhoso. 
Baseado no “mito de Fausto”, a peça 'Fausto', publicada em 1806, tornou a lenda conhecida no mundo todo.

“Para além de algumas anedotas medievais, o mito propriamente dito teve início na época de Lutero, quando uma série de vestígios dão a entender que de fato existiu um tal de Fausto com dons mágicos”, conta Márcio Seligmann, diretor do documentário Fausto e a Busca do Conhecimento.
Dr. Johannes Georg Faust seria o nome do médico e alquimista em que se baseiam essas posteriores obras literárias. Conta-se que ele decidiu fazer um pacto com Mefistófeles (“inimigo da luz”) para satisfazer seus desejos humanamente inalcançáveis.

Os escritos da época o descrevem como uma figura pouco louvável, que algumas vezes era admirado, e em outras era suspeito de charlatanice. A estudiosa do tema Vanderléia de Andrade Haiski conta que ele foi degolado e sua morte atribuída ao diabo.

“Nos séculos XVII e XVIII, Fausto teve grande exposição na Alemanha, nos palcos das feiras e no teatro de marionetes, além de surgirem várias reedições das narrativas populares. A proliferação de Fausto na Alemanha se dá em todos os gêneros literários”, completa ela. 
“Depois de Goethe, o mito fáustico adquiriu um caráter mais atual, de reflexão sobre o elemento prometeico do progresso e sobre o indivíduo moderno, sem Deus e entregue a si mesmo para resolver a questão do tempo e da moral”, explica Seligmann.

O escritor de Fausto

Um dos nomes mais importantes da literatura alemã, o autor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe nasceu em Frankfurt, em 1749, e morreu em Weimar, em 1832.

“Ao contrário do que acontece com muitos escritores, Goethe não foi projetado no cenário mundial pelo seu país: ele projetou a Alemanha para o mundo”, afirma Vanderléia.

“Além disso, fazia incursões pela ciência, foi um escritor diferenciado em sua produção, pois escreveu em todos os gêneros literários, teve reconhecimento, renome e poder, além de ser uma figura influente”, completa ela.

“Goethe escreve como um clássico, mas sem perder a leveza, o humor e a ironia. Essa foi a sua genialidade. Sua obra representou uma virada na história da literatura em língua alemã”, garante Seligmann.

Mil e uma vezes Fausto
Você faria um pacto com o diabo em troca de riquezas materiais? 
“O personagem Fausto de Goethe é a versão romântica da utopia do homem que, insatisfeito com a sua condição de mortal, recorre a qualquer meio para realizar seu sonho de atingir a eternidade”, afirma Salvatore D’Onofrio, conhecedor do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário