quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dica de redação proposta pelo ENEM


Além da prova objetiva, o candidato, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é exigido a redigir um texto dissertativo-argumentativo relacionado a temas sociais, políticos, culturais e científicos.

Uma redação do ENEM  avalia as 5(cinco) competências: domínio da norma culta da língua escrita, compreensão da proposta da redação, interpretar e relacionar fatos, demonstrar conhecimento na língua e propor solução ao problema.

Para que o candidato consiga obter sucesso, o mesmo precisa demonstrar conhecimento mínimo das regras de escrita, incluindo pontuação, regência, crase, uso verbal e demais conhecimentos gramaticais.

Além de ter que compreender o tema proposto pela redação e desenvolvê-lo através de diversos conceitos dentro do limite dissertativo-argumentativo que não é aceito escrever um texto no formato de um poema. 

Ponto importantíssimo: é necessário ser claro e coerente na argumentação e na opinião.

Saber expressar dados e opiniões realmente confirmáveis na imprensa e na opinião pública, que sejam pertinentes sem parecer inventivos e selecionar o melhor argumento para defender a sua opinião(texto expositivo).

O argumento e a opinião que o candidato defende devem ser expostos de maneira lógica, como por exemplo, no método causa e consequência. 

É fundamental saber usar advérbios, locuções adverbiais e conjunções da maneira correta.

Na conclusão do texto é necessário reafirmar o assunto, mas sugerir uma solução para o problema proposto no tema e a solução deve ser resultante de uma relação lógica e coerente com os argumentos e dados expostos no desenvolvimento do texto.

Existem alguns temas que possivelmente caiam como tema de redação do ENEM, dentre os quais estão:

COPA DE 2014; PRIMAVERA ÁRABE, RIO+20; CÓDIGO FLORESTAL, CYBERBULLING;COMISSÃO DA VERDADE; NÃO FUNCIONAMENTO DO PROJETO FICHA LIMPA; FALTA DE BLITZ PARA A LEI SECA; PROTESTOS ESTUDANTIS CONTRA A VIOLÊNCIA; IMPRUDÊNCIAS NO TRÂNSITO; ASCENSÃO FEMININA; CONFLITO NA SÍRIA; EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA IGUALDADE SOCIAL, ETC.

Atentem-se para assuntos atuais, fresquinhos na mídia dentro dos aspectos acima citados, certamente um destes cairá na redação.
Portanto a atualização constante através da leitura é um fator de suma importância para o pretendente a passar na prova do ENEM e demais provas e concursos por aí à fora.

Bons estudos para prova!

2 comentários:

  1. Uau, todos esses temas são interessantíssimos, quem levantou essas possibilidades, esses temas vem de alguma referência do ENEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o ENEM coloca a forma como quer que sejam escritos os textos e deixa em aberto temas atuais. Haja vista todos estes conflitos sóciopolíticos, culturas que tem ocorrido eu mesma fiz um levantamento dos principais assuntos. E com certeza um destes será utilizado como chave-mestra para uma das provas futuras.

      Excluir