terça-feira, 18 de junho de 2013

Protestos e revolta pessoal


Notícia: "O dia em que 12 capitais brasileiras viraram palcos de protestos e mais de 230 mil pessoas foram às ruas pedirem mudanças no País ganhou destaque em alguns dos principais portais jornalísticos estrangeiros. Os veículos procuraram falar sobre as causas dos protestos e apontaram, quase sempre, a insatisfação com problemas sociais e com o alto custo das obras da Copa das Confederações e da Copa do Mundo"

Comentário: É sempre válido e permitido inclusive pela própria Constituição Federal do Brasil o ato de protestar.
No entanto o protesto válido é aquele com um ideal e quando se tem um ideal deve haver uma organização para tal.
O que ocorre no Brasil em geral é que não há esta organização e existem pessoas infiltradas que nem sabem na verdade o por que estão ali, mas estão porque querem fazer parte de um movimento que veio graças a internet e veja o mais irônico: muitos destes jovens "classe média alta" não sabem nem o que é pegar um ônibus lotado de verdade, moram em regiões nobres de São Paulo e demais cidades, enfim.
Me pergunto se não há uma confusão de ideais. Sempre que ocorre algum tipo de manifestação no nosso país passa-se o tempo, fica por isso mesmo e pronto daqui um pouco é esquecido e o resultado: transporte público que já é ruim ficando pior ainda porque a s próprias pessoas deterioraram, cidade suja porque picharam dizeres sociais  condizentes mas escrito incorretamente porque na verdade a nossa educação é uma "porcaria" entre outros absurdos mais.
Por que não é feito algo baseado na Revolução Francesa que iluminou o pensamento " libertè, igualitè e fraternitè" de liberdade, igualdade e fraternidade  e que desencadearam de fato através dos ideiais as ideias que são seguidas até os dias de hoje.
Por que ao invés do povo imitar os americanos em usos e costumes, já que não consegue ter seus próprios usos e costumes por vergonha, não imita o dos europeus, em especial  os da França e especialmente no que diz respeito aos atos sócio políticos?
A COPA? Oras é uma piada. Um país que não tem competência nem para controlar civilmente a população,violência, trânsito e educação consagrar um evento mundial.
De fato algo tinha que ser feito. Mas creio que antes de começarem a gastar nosso dinheiro como o estão fazendo.
Emprego??? Sim melhorou e tem aos montes sabem quais são as vagas e salários? Vagas de telemarketing e  pedreiros para atender e construir para os estrangeiros desfrutarem os prazeres do Brasil. Há os salários?
Para uma vida em São Paulo onde se vc sair para jantar uma noite num restaurante mediano e gasta-se em torno de R$200,00 e o salário mínimo é R$600,00 e alguns troquinhos, mais contas de água, luz, telefone há e não pode nem pensar de ficar doente senão morre! Porque o custo do remédio é ainda mais absurdo e a saúde pública é o próprio inferno de profissionais mau formados e mau pagos do mundo.
Gente precisamos acordar, mas não depois que já votamos errado; como está ocorrendo agora.
Deveríamos ter acordado no ato democrático de votar: movimento que deveria sido e organizado por este bando de jovens tecnológicos, sintéticos - "todos anulem seus votos" - vão ás escolas, em Brasília para mudar os candidatos, colocar uma nova geração de políticos para governar nosso país. Mas não! Votamos errado de novo, nas mesmas pessoas.
Vibramos quando o Brasil foi escolhido para COPA e esquecemos da nossa infraestrutura falida e deformada.
Gente acorda! Antes que seja tarde demais.
Não creio que seja motivo de orgulho o que está acontecendo, e sim como mais um motivo de vergonha para um pais como o  Brasil perante o mundo, e ainda pior para nós que somos parte de um povo sem cultura e ideais para lutar por algo que nós mesmos plantamos.
Isso precisa mudar: a visão, os ideias, a organização e os atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário