Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett
Para Augusta Aparecida Barbosa, professora de literatura do cursinho do XI, além de ler os livros pedidos pelos vestibulares, pode ser interessante que o aluno conheça outras obras dos autores solicitados.
"A Fuvest e a Unicamp não vão fazer perguntas fora dos livros, mas é bom que ele tenha lido outras obras do autor como referência", diz. "Do José de Alencar, por exemplo, é pedido Til, mas o aluno pode conhecer Senhora, Iracema".
Os romances desse período tentavam atender aos anseios da burguesia de aparecer nos romances. "A burguesia quer estar nos romances e para isso tenta resgatar os heróis medievais e a religiosidade. Há muito sentimentalismo e nacionalismo também", comenta Augusta.
Realismo: Eça de Queirós e Machado de Assis
Período associado ao cientificismo do final do século 19. "Essa é a época que a ciência ganha certo peso, e os artistas vão querer se posicionar diante da sociedade como se fossem cientistas, observando, apontando defeitos e propondo soluções", diz a professora do XI.
Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira,Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães Rosa
O aluno deve entender que o modernismo surge em um momento de entreguerras. "Os artistas vão mostrar esse mundo que está se rompendo, se esfacelando. Propõem, então, uma estrutura estética diferente. O poema em verso agora em versos livres, formato de triângulo, de espiral", conta Augusta. "O modernista tem tanta liberdade que pode até retomar os versos em redondilha".
Fonte de pesquisa: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/22/guia-de-estudos-confira-10-temas-essenciais-de-portugues.htm
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