sábado, 16 de agosto de 2014

Arcadismo ou Neoclassicismo - Literatura

O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascenção da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos. 
Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia (morada do deus Pan).
Os poetas da escola literária escreviam sobre as belezas do campo, a tranqüilidade proporcionada pela natureza e a contemplação da vida simples, desprezando a vida nos grandes centros urbanos e toda a vida agitada e problemas que as pessoas levavam nestes locais. 
As arcádias, reuniões as quais os árcades discutiam sobre artes, filosofia, usavam uma espécie de pseudo-apelidos: de pastores latinos ou gregos
No Brasil, o Arcadismo desenvolveu-se na segunda metade do século XVIII, em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais,  neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. 
Nesta região, que fervia culturalmente e socialmente nesta época, saíram os grandes poetas.

Principais poetas do Arcadismo brasileiro:

· Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas);

· Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu);

· Basílio da Gama (autor de O Uraguai);

As principais características Arcadismo brasileiro são:

I. Quanto à forma:

. Linguagem simples;

· Frases na ordem direta;

· Manutenção do verso decassílabo, do soneto e de outras formas clássicas.

II. Quanto ao conteúdo:
· Valorização da vida no campo;

· Exploração do tema clássico do Carpe Diem (

· Crítica à vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade);

· Idealização da mulher amada;

· Valorização da cultura Greco-Romana;

· Pastoralismo/ Bucolismo;

· Ideais baseados em temas clássicos latinos.

Os temas clássicos valorizados pelos Árcades eram como ideais de vida e, por isso, estavam interligados. Observe os cinco principais temas e entenda o que queria dizer:

1. Fugere urbem (fuga da cidade): influenciados pelo poeta latino Horácio, os árcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, isto é, uma vida simples e natural, junto ao campo, distante dos centros urbanos. Tal princípio era reforçado pelo pensamento do filósofo francês Jean Jacques Rousseau, segundo o qual a civilização corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom.

2. Carpe diem (aproveite o dia): o desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível. Tema já bastante explorado pelo Barroco e retomado pelos árcades, faz parte do convite amoroso (é necessário aproveitar a juventude para amar).

3. Aurea Mediocritas (vida medíocre materialmente, mas rica em realizações espirituais): é a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste na cidade. O “herói” árcade é o homem simples, modesto.

4. Inutilia Truncat (excesso inútil): opondo-se aos exageros do Barroco, sobretudo na linguagem, os Árcades pretendiam “cortar os excessos”, se expressando com mais simplicidade.

5. Tempus Fugit (a fugacidade do tempo): muito ligado ao carpe diem e ao fugere urbem, mostra a necessidade de sair do caos da cidade e aproveitar a vida no campo, enquanto se é jovem, pois o tempo passa e não volta jamais.


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