Trata-se de um assunto pouco conhecido para maioria das pessoas e confesso, até mesmo pra mim enquanto profissional da área de Letras, assunto pouco explorado.
Por este motivo resolvi tratar mais a fundo sobre o tema.
Estilística é uma área da Linguística que estuda os processos de manipulação da linguagem pelo qual as pessoas que escrevem e falam conseguem exprimir mensagens emotivas e intuitivas através das palavras.
É capaz de estudar as particularidades no uso da língua. Também estuda as variações do uso da língua em vários grupos e segmentos: na publicidade, política, religião, obras autorais.
Os estudiosos da estilística visam identificar a capacidade de sugerir e emocionar através de fórmulas os efeitos causados pelas palavras de uma forma mais profunda mesmo.
Existem também os princípios que possibilitam a explicação de determinadas escolhas por estilos específicos feito por grupos e pessoas, ou seja, a palavra escrita ou falada pode ser justificada pela busca de uma socialização que pode ou não ser aceito por determinado grupo ou sociedade.
Princípios de estudo: produção de sentido, recepção de sentido, análise crítica do discurso e crítica literária.
Pode também designar relações entre a forma e efeitos no uso de uma determinada língua.
Para entender melhor por exemplo: uma carta de amor, uma jurídica e uma comercial entre si, demonstram profundas diferenças no uso da palavra e ao teor emocional que as palavras usadas podem gerar, cada grupo e objetivo da situação a palavra pode e deve ser regida de modo particular em contextos específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário