quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cuidados ao se fazer uma revisão gramatical

Para se fazer um bom texto exige-se que o emissor seja cuidadoso com a revisão gramatical.
Confira alguns pontos que merecem atenção:

Grafia
Se você está em dúvida quanto à grafia de alguma palavra, procure substituí-la por outra sinônima e caso tenha acesso ao dicionário, consulte-o, entretanto, em processos seletivos você não poderá consultá-lo, portanto, use os sinônimos. 
Alfabeto Brasileiro (Novo Acordo Ortográfico)
Letras Iniciais Maiúsculas


Pontuação
A pontuação é fundamental na revisão, pois é responsável pela clareza das afirmações e auxilia na compreensão do texto. Para tal, vale conferir se a pontuação está em excesso ou escassez. Exemplo: quando há vírgulas demais no texto e o seu entendimento fica comprometido. Lembre-se que não se separa com vírgula o sujeito e o predicado.
Emprego dos Sinais de Pontuação
Uso do Hífen


Colocação dos pronomes
Segundo a norma culta da língua portuguesa, jamais se inicia período com pronome oblíquo (“Lhe mandei o convite” → “Mandei-lhe o convite”). Ao reler o texto, procure identificar se os pronomes oblíquos foram usados corretamente. Recorde que os pronomes o, a, os, as funcionam como objeto direto e os pronome lhe(s) funciona objeto indireto.
Exemplos de deslizes comuns: Encontrei ele (o certo: Encontrei-o), Nunca lhe ouvi cantar (o certo: Nunca o ouvi cantar).
Pronomes - Definição e Classificação
Colocação Pronominal: Próclise, Ênclise e Mesóclise


Regência verbal e nominal
Na revisão gramatical do texto verifique se as preposições foram utilizadas de acordo com a regência verbal ou regência nominal adequada aos termos regentes. Deslizes comuns: As garotas preferem chocolate do que rosa (o certo: As garotas preferem chocolate a rosa).
Regência Verbal e Nominal

Concordância verbal e nominal
Verifique se a concordância entre sujeitos e verbos está correta (concordância verbal) e se a flexão dos nomes está adequada (concordância nominal). As concordâncias em um texto são primordiais para a sua compreensão, por isso, devem estar adequadas.
Exemplos de deslizes comuns: Ela está meia triste com a morte do marido (o certo: Ela está meio triste com a morte do marido).

Concordância Verbal
Concordância Nominal

Um comentário:

  1. Boa quinta feira nublada, ao som de Collection D'arnell Andrea.
    Bissous.

    ResponderExcluir