sexta-feira, 19 de julho de 2013

DETROIT IMAGEM DO CAOS - SÃO PAULO SOMBRA DE DETROIT


Olha só o que homem consegue fazer consigo próprio.
Sua ações desmedidas de poder, ganância deixa com que a violência, o abandono e por fim a vida deixem de existir.
Seria esta a imagem do prenúncio do fim.
O que a grande potência EUA diz a respeito disso que está acontecendo?
Amigos Detroit já foi cenário de inúmeros filmes americanos e local onde moravam pessoas de classe média.
Hoje mas parece uma cidade fantasma habitada por zumbis ou melhor mendigos, esquecidos pelo Estado.
O que será feito destas pessoas? Assim como nos roteiros holywodianos serão mortos em massa? 
Olha só acordei esta manhã e olhei pela varanda do meu apartamento...fiz uma analogia ao que aconteceu à Detroit e parece que estão ocorrendo coisas bem parecidas: trânsito, uma poluição absurda, violência solta ruas à fora.
Ainda temos tempo de fazer algo...nossa cidade é maravilhosa e temos inteligência e recursos para tentar salvá-la: o Estado tem que nos ouvir urgente.
Não dá mais para continuarmos tendo medo de ir num barzinho ou restaurante à noite, após trabalharmo o mês todo, dar um "duro danado" ( português coloquial) e sermos surpreendidos com arrastões ou tomarmos tiros.
Jovens com a força da tecnologia, sites sociais e tal: vão para as ruas, lutem, gritem...caso contrário seus filhos não saberão como foi a nossa bela cidade há não ser em fotos.
Seguindo as ideias das fotografias de Jo Hedwig Teeuwisse sobre os Fantasmas da História as quais ele mistura fotos antigas de guerra com fotos atuais das cidades, faz uma espécie de analogia e tenta nos alertar sobre os valores históricos que cada lugar possui e o site Detroiturbex divulga fotos da cidade de Detroit explorando seus locais abandonados e deteriorados através das fotos, com a intenção de que seus pouquíssimos moradores e visitantes resgatem a memória de uma cidade que, mesmo sendo tão complexa, possui um patrimônio social, cultural e histórico enorme.
Mais uma vez vejam o que aconteceu com a estatística de crescimento populacional de Detroit: no período de cem anos a população de Detroit passou de quase trezentos mil habitantes em 1910 para 1.8 milhão em meados do século passado e teve uma drástica regressão à marca de 700 mil em 2010.
Entre 2003 e 2009 os fotógrafos franceses Yves Marchand e Romain Meffre fotografaram o centro de Detroit e seus edifícios, igrejas e escolas que foram abandonados juntamente com suas mobílias, objetos pessoais e quase toda a memória de uma cidade que chegou a ser uma das mais importantes dos EUA por possuir grandes indústrias automobilísticas.
Mesmo sendo capaz de abrigar cerca de 2 milhões de pessoas, Detroit possui hoje apenas 1/3 deste número.
As fotos atuais são de Yves Marchand e Romain Meffre e as fotos antigas fazem parte do arquivo do site.
Detroit foi abandonada por seu desequilíbrio financeiro e grande parte da população atual é de sem tetos. A cidade sofre com a grande taxa de desemprego ocasionada pela falência das empresas e sua taxa de mortalidade, devido aos homicídios, é assustadora. Um cenário que mais lembra um filme de guerra. 
Assisti a um documentário "Terra 2100" que antes parecia ficção mas após ver o que aconteceu me sinto dentro de um destes filmes de horror científico, como se fosse um personagem.
Mas o pior de tudo é saber que as pessoas na sua maioria não estão nem aí com o que está acontecendo, olham apenas para os seus próprios umbigos.
É triste e deprimente ver que tudo está sendo destruído e não poder fazer muita coisa.
Gostaria que a ONU junto com sites ecológicos e o tal do Avaz...fizessem uma manifestação ou uma petição de um plano de ação para salvar as grandes cidades, em especial São Paulo e Rio de Janeiro, considerando que são as mais afetadas pelo caos da pós modernidade.
A comparação feita por Yves Marchand, abaixo, é perfeita e também tive a mesma sensação ao ver as imagens.
"Parece que Detroit foi abandonada para morrer. Muitas vezes entrávamos em enormes edifícios decorados com bonitos candelabros, colunas ornamentadas e frescos extraordinários, mas estava tudo a desfazer-se e coberto de pó, e o sentimento de que tínhamos entrado num mundo perdido era quase esmagador. De uma forma bastante real, Detroit é um mundo perdido - ou pelo menos uma cidade perdida onde a magnificência do seu passado é evidente em todo o lado" - Yves Marchand














2 comentários:

  1. São paulo ainda está longe do caos e todo o Brasil tbm. Mas estamos colaborando para a destruição dos paises baixos, tanto poluindo quanto consumindo quem polui e nem sabemos. Nossa "imunidade tropical" tem limite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas acontecem muito rápido e geralmente quando nos damos conta do mal que está sendo praticado, ode ser tarde demais. Creio que é preciso ser feito algo agora...não dá mais para esperar.

      Excluir