quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por THEODOR W. Adorno: educação após Auschwitz


Em analogia ao texto escrito por Theodor W. Adorno sobre Educação após Auschwitz, tracei um paralelo a respeito dos campos de concentração que temos no Brasil, em especial na cidade de São Paulo e dos campos que existiram em Auschwitz. 
Acreditem que vivemos em uma espécie de ensaio nazista ou melhor uma espécie de 3ª guerra territorial na grande cidade.
Explico-me melhor: ao passarmos por mendigos, usuários de crack ou quaisquer outras pessoas sobreviventes das ruas de São Paulo e passamos desapercebidos, como se aquela situação fosse algo normal do nosso cotidiano, criamos uma cerca elétrica invisível de preconceitos e até mesmo descaso com relação às condições de extrema pobreza do próximo.
Na verdade nosso sistema construiu campos de concentração nas grandes cidades, os quais as vítimas são aqueles que vivem em condições menos abastadas e portanto são colocados ali, fora da sociedade, ficando fora do mercado de trabalho, sendo obrigados a muitas vezes usar drogas para continuar sobrevivendo nas ruas e criando suas próprias realidades à parte.
Esta reflexão surgiu por conta de uma aula dada ontem Histórico-Social muito boa, e que de fato fora muito esclarecedora em detrimento de atitudes que temos diariamente e nem ao menos nos damos conta delas: nossa indiferença pela condição alheia e mais ainda, nossa ação "nazista" de alienamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário