quarta-feira, 8 de junho de 2011

Filosofia

"Ser livre é poder escolher ao que se prender"

Cabe à nós fazermos um juízo de valor à respeito desta frase de Jean-Paul-Sartre, ou melhor, refletirmos sobre o que realmente ele queria dizer quando colocou tais palavras nesta frase.
E certamente poderemos refletir...refletir e refletir, rodando em círculos, chegando na mesma conclusão; que na verdade, nunca seremos livres, pois a liberdade por si só, já te coloca numa situação de escolhas, de qual caminho você deve seguir ou não.
E de fato se você  recusa a seguir quaisquer um dos caminhos, automaticamente já lhe é vetado algo, sem mesmo você ter a percepção de que foi cerceado, enquanto indivíduo e liberdade, acaba portanto, marginalizado, e decerto sozinho, tornando-se  agora, não mais escravo do sistema, mas sim, escravo do seu próprio "eu" imaginário, e por consequência disso, também perde sua liberdade implícita e explícita.
Afinal liberdade existe mesmo? Após tantas reflexões coletivas e individuais, chego à conclusão, infelizmente, que não...mas também acho que devo refletir mais, pois é uma palavra de amplo entendimento.

Comentário de Ana Paula da frase de Sartre

Nenhum comentário:

Postar um comentário