sexta-feira, 21 de março de 2014

Viva o Outono!

No dia 20 de março quinta-feira, mais especificamente ontem, chegou o outono.
Eu particularmente amo esta estação, bem como o mês de março.
Tudo fica visualmente mais romântico, as folhas secas caídas ao chão, o ar mais fresco e o vento soprando forte, cantarolando em nossos ouvidos e fazendo as plantas dançarem num movimento clássico e único.
Minha vontade é chegar no fim da tarde sair caminhando pelas ruas do centro de São Paulo, beirando à praça da República e sem pressa contar as folhinhas que vão caindo das árvores...enquanto deixo-me agraciar pelo frescor do vento, creio que vou mesmo fazer isso algum dia desta semana, em que o tempo esteja mais friozinho.
Bom em virtude desta minha paixão por esta estação do ano, resolvi pesquisar e escrever um pouco sobre a chegada do Outono.
Começando por Equinócio que significa o momento em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador.
O termo tem origem na junção dos termos latinos saequus (igual) e nox (noite). 
Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite têm igual duração(exatamente 12 horas).
O equinócio ocorre durantes os meses de março e setembro, quando há mudança de estação. 
No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul.
No hemisfério sul, o equinócio que ocorre em março (dia 20 ou 21), marca o início do outono e o de setembro (dia 22 ou 23), marca o início da primavera. No hemisfério norte acontece situação inversa, em setembro inicia o outono e em março, a primavera.
O dia do equinócio de primavera e de outono pode variar de ano para ano, devido ao ano solar (trópico) ter 365 dias e mais algumas horas (365d 5h 48m 46s).
Portanto, o equinócio de outono (ou ponto Libra) acontece no hemisfério que transita do verão para o outono e o equinócio de primavera (ou ponto Vernal) acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera.
Graças ao fenômeno da precessão dos equinócios, estes não têm uma posição fixa, e se deslocam um pouco todos os anos.
Música para se ouvir no outono de uma das bandas francesas com a face da própria estação Collection D'rnell Andrea...


Um comentário: